domingo, agosto 14, 2011


Pai, começa o começo...

1

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: – “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.


      Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes,  dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios. Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis…..


      Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.


      Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:


      “Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.


      Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o  começo.


Amei esse texto, ouvi ele quando assistia ao programa Mais você da Ana Maria Braga. E até o dia de hoje essa reflexão não saiu da minha mente. Lembro-me que no dia fui fortemente impactada pela reflexão, os meus pensamentos me levaram rapidamente a infância, onde lembrei que eu  assim como a autora do texto, sempre pedia que minha mãe começasse o começo da minha laranja cravo(que é assim como eu sempre conheci a tangerina), minha mãe sempre esteve presente e continua estando em todos os momentos de minha vida, seja no momento de dor ou de alegria. Não consigo imaginar minha vida sem a presença da minha mãe, sou muito grata a Deus por ter me dado uma PÃE (Mãe-Pai), esse dia sem dúvida é tão dela quanto do meu pai, pois meu pai sempre foi ausente em minha vida e foi ela que me amou, cuidou e instruiu para vida . 


Talvez você tenha tido um pai maravilhoso como o da autora, talvez você não saiba quem é seu pai, talvez tenha sofrido com a presença do seu pai, talvez ele tenha morrido ou talvez você tenha um pai vivo mais que é ausente em sua vida assim como o meu, que escolheu correr atrás de tantas outras coisas, mas que apesar da ausência deu sustento financeiro, mas pecou na falta de amor, carinho, presença... Passei boa parte da minha infância sofrendo pela ausência do meu pai, me doía cada festinha da escola, fazer as lembrancinhas do dia dos pais já sabendo que meu pai não apareceria para receber e que no final das contas eu daria ao meu avô(Que como minha vozinha Rita me faz uma falta imensa).


 Para mim os melhores meses dos anos da infância e adolescência eram os meses de ferias,  não só porque não iria a escola, acordaria mais tarde e passearia muito mais, mas porque eu passava todos os dias das ferias na casa dos meus tios e do meu avô, porque estando lá eu sentia pelo menos 30 dia como era ter um pai presente, ainda que esses pais fossem meus tios e meu avô, lembro que nas festas escolares do dia dos pais, meu tio "Marcos" sempre estava presente porque minhas primas também estudavam na mesma escola, mais mesmo assim, saber que ele estava lá tirando minhas fotos e vendo também as minhas apresentações me dava uma grande alegria, me sentia muito importante e amada.


 Esqueci as contas de quantas vezes fui dormi pedindo que Deus pudesse tirasse o trabalho do meu pai para que assim ele pudesse retorna para minha casa e vinhesse a conviver diariamente comigo e com meu irmão, já que minha mãe sempre falava que meu pai estava viajando a trabalho pra dar um futuro melhor para mim e irmão, o que de fato em parte ela tinha razão porque era do trabalho dele que vinha o nosso sustento.


 Mas, não é bem sobre isso que eu gostaria falar, na verdade até agradecer também, porque alguns anos atrás conheci um Pai maravilhoso, capaz de restituir cada momento de perda, dor e ausência. Pude reconhecer que durante todas minha infância e adolescência Ele me deu amor e cuidou da minha vida através de pessoas maravilhosas como tios, avos, amigos que com o passar do tempo se tornou família assim como Nitinha uma tia amada, me deu uma mãe que também foi um pai em minha vida. Ele me mostrou que sempre me amou, cuidou de cada detalhe de minha vida. E até hoje Ele tem me ajudado a "começar o começo" e em outras começar um novo começo, não mais o da laranja cravo que hoje tornou-se simples para minha mãos que cresceram, mais alguns que eu jamais conseguiria se fosse sem a presença dele em minha vida.  


As  mãos do Senhor estão sempre estendias para me ajudar, Ele tem me ensinado a amar mais a cada dia seja o meu pai ou qualquer outra pessoa, amar sem motivos ou razão para o tal, amar sem esperar ser amada na mesma medida. Ele me ensinou que eu posso amar e simplesmente ter o meu amor ignorado, mas que não é por isso que eu vou deixar de acreditar no amor. Aprendi que existem pessoas que não tem suporte para estar conosco em determinados momentos em que precisaremos ao longo de nossa vida, mas que não é por isso que elas não nos ame, ama, mesmo que do jeito delas e mesmo que esse jeito para nós seja muito estranho, mas sei amam... “Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.” (Mt 7, 9-11)


E é com essa nota que quero desejar um ótimo dia dos pais para todos os pais. E se existe herói? Com certeza é o Pai de todos os pais, o único uni-presente, invisível mais real, que tem todo o poder nos céus e na terra, que pode fazer algo impossível tornasse possível pelo simples fato de nos amar.  Que Deus os abençoe, que nós filhos, possamos honra-los em todo o tempo porque esse é um mandamento do nosso Pai maior.  

1 comentários:

Roberto Limah disse...

Adorei seu perfil inteiro, suas mensagens... vc vai alem do q eu espero
Te Adoro Minha Miguxa
Bjs Roberto Lima

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...