domingo, julho 29, 2012


No Caminho de Emaús com um Grande Amigo

3


Já fazia algum tempo que eu não postava, mas Deus tem me incomodado muito a respeito desta reflexão que foi feita a alguns anos, o Senhor ministrou fortemente ao meu coração quando li a  passagem de Lucas 24:13-32, lembro-me que passava por um momento muito difícil, eu estava passando justamente pelo caminho de Emaús. Sei que esta passagem foi um bálsamo ao meu coração naquele momento, fui escrevendo exatamente o que o Senhor ministrava ao meu coração e salvei. E foi exatamente a alguns meses que com a perda de uma grande amiga, a Martinha, que me encontrei naquele mesmo caminho de dor novamente, mas o Senhor lembrou-me da palavra dada a anos atrás, o que fez com que meu coração fosse confortado novamente. Espero que o Senhor possa abençoar e trazer um ensinamento ao seu coração.

Lucas 24:13-32, a palavra diz que iam dois discipulos a caminho de uma aldeia chamada Emaús. Fui atrás do significado da palavra Emaús e encontrei um significado que tem muito haver com o que se passava no relato, Emaús significa "Busca de conselho". Nessa narrativa percebi que Emaús é um lugar de tristeza(v.17), é lugar de decepção(V.21), a gente ver que os discípulos andavam conversando e expressando uma grande indignação sobre o acontecido. Eles estavam profundamente machucados, entristecido, decepcionados, com um ar de abandono muito grande. E foi lendo e meditando sobre essa passagem que percebi que sem saber fiz muitas vezes essa caminhada de Emaús, afinal, quem nunca se entristeceu com algo ou alguém, quem nunca perdeu as esperanças, quem nunca sentiu aquela angustia terrível apertar o coração ou ficou profundamente deprimido a ponto de não enxergar uma solução ou saída para o seu estado?

Me encontrei em Emaús por diversas vezes e acredito que quem ainda não foi até lá, provavelmente ira algum dia. Os discípulos andavam fortemente frustrados e entristecidos com o coração partido, se sentindo abandonados pelo seu "Grande Amigo", o qual havia dito que estaria com eles sempre e jamais iria os deixar desamparados, eles naquele momento se viam completamente desamparados e desnorteados aparentemente. E foi exatamente quando Jesus aproximou-se dos dois, mas que por estarem tão angustiados não conseguiram enxergar que aquele que se aproximara era o seu "Grande Amigo", que não os tinham abandonado como havia dito antes, e Jesus não se conteve em apenas acompanha-los no caminho, mas os perguntou o porque que eles estavam tristes. E eles se surpreenderam com a tal pergunta e perguntaram se Ele era em outras palavra um "TURISTA" para não saber o que tinha ocorrido, porque todos da região estavam ciente do havia acontecido.

Fiquei impressionada com o tamanho da tristeza que os discípulos estavam, eles passaram três anos na companhia do seu Grande Amigo, se alimentando tanto espiritualmente como literalmente, aprendendo e compartilhando diversas coisas do dia a dia com Ele, a tristeza e a dor que eles sentiam eram tão grande a ponto de não conseguirem reconhecer e identificar a voz do seu Grande Amigo e Senhor, pela Sua ausência de apenas três dias. Percebemos que os amigos eram bem informados sabiam muito bem dos últimos fatos, até porque tinha presenciado de perto, mas não sabiam quem caminhava naque momento com eles. Levando para nossos dias, vemos que tem muitos bem informados a cerca de quem é Jesus, porém não abrem os seus corações para Ele, não o enxergam, não ouvem a Sua voz e não sabem como é caminhar ao Seu lado. 

O que aconteceu com os discípulos a varios anos atrás, nos acontece frequentimente nos dias atuais, temos vistos todos os dias que pessoas tem caminhado no caminho de Emaús, ou seja, tem sido abandonadas pelos pais, irmãos, avos, namorados, cônjuges e amigos, seja porque foram deixados por algum motivo de relacionamento ou até porque esses entes faleceram. Pude perceber lendo esta narrativa, que exatamente quando estamos nesse caminho tão difícil de ser atravessado é que o nosso Grande Amigo Jesus aproxima-se de nós bem devagar, Ele nos ouve atenciosamente, nos pergunta o que está nos fazendo ficar tristes, nos questiona se necessário, e nos dar sempre um maravilhoso conselho. Para Ele na verdade não é tão importante o que nos levou a Emaús, se foi nossos erros ou se foi a perda de alguém importante em nossa vida, o importante mesmo é que Ele quer caminhar ao nosso lado e nos sarar por completo com o seu grande amor, sua graça e misericórdia.

Talvez você que esta lendo esse texto, já tenha passado pelo caminho de Emaús ou até mesmo esta durante essa caminhada, encontra-se com o coração completamente partido e angustiado. Quero dizer que você não esta sozinho(a) ainda que pareça, saiba que o Grande Amigo Jesus está com você nessa caminhada, Ele é o Amigo que nunca te deixará, experimente conversar com Jesus durante a caminhada. Quando nos encontramos com o nosso Grande Amigo nesse caminho doloroso Ele nos dar uma nova visão, um bom conselho e renova a esperança adormecida pelo momento de dor, para que assim possamo seguir em frente sem sofrimento. 

Quero te dar uma boa noticia que está em II Coríntios 4:17 - "Porque a nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós um peso eterno de glória mui excelente". Ou seja, a nossa tribulação tem prazo de validade, vai passar por mais dolorosa que tenha sido e nos produzirá um peso eterno de glória. A nossa caminhada fica bem menos angustiada quando nos deparamos com o nosso Grande Amigo Jesus e quando o ouvimos e seguimos os seus conselhos. #PenseNisso.

Um vídeo abençoado para alimentar a tua fé nessa caminhada!



3 comentários:

Pam disse...

Amiga, confesso qe quando vi esse textão, fiqei com a maior preguiça de ler, ta ligada né? kkkk, mas compensou mt, muito linda a passagem e cheia de ensinamentos..

@MarhiiMuñoz disse...

Own minha linda te amo demais viu²²

Diana Souza Kta disse...

Oi minha preta!!
Muito maravilhoso o quanto Deus nos ensina das suas palavras. Sem dúvidas alguma, a caminhada por Emaús é necessários em nossas vidas para valorizarmos a presença do Pai. É EXATAMENTE nessa caminhada que mesmo tao fracos, nos sentimos tao fortes. Você é benção. NEQTAAAAAA

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...